Como ter saúde nesses tempos de Inconstâncias?
Essa é uma pergunta que sempre me acompanha, e foi a partir dela — e dos meus estudos — que construí essa reflexão.

Ao analisar minha rotina tenho percebido, alguns pontos:
Me mover com mais frequência tem me trazido mais energia e diminuído meus estados de estresse e ansiedade.
Cuidar do meu corpo, e buscar me entender tem me feito tratar-me com mais paciência e entender os que estão ao meu redor, sem confundir o que é meu com o que pertence ao outro.
Quando pensamos em tratamentos que usam o corpo como caminho de cura, precisamos ter paciência; O veneno é que mata em horas. Seu corpo gerencia muitas funções ao mesmo tempo e voltar a seu equilíbrio leva tempo, entrega e investimento.
Nunca esqueço de uma frase que ouvi em uma aula de Ayurveda com minha professora:
“O processo de recuperação pode levar o mesmo tempo do seu processo de adoecimento. Quanto tempo você levou? Dias, meses, anos?”
Um sintoma é um sinal de desequilíbrio. Muitas vezes ele reflete algo interno que passa despercebido em meio à correria do dia a dia. Pequenas dores, por exemplo, muitas vezes são silenciadas com medicamentos paliativos como os famosos “flexs” — e isso só posterga o cuidado real.
Outro ponto fundamental: a saúde financeira.
A insegurança gerada pela falta de recursos impacta diretamente nossa mente. Vivemos em uma sociedade onde quase tudo exige dinheiro: do lazer simples ao autocuidado mais básico. Como posso desfrutar de um momento de prazer — seja em um parque, na casa de um amigo ou em uma refeição especial — se não posso me locomover ou investir nisso?
Também entendo que ter suporte psicológico é essencial. Um olhar externo, sem julgamentos, focado em auxiliar nosso processo interno, pode ser transformador.
E claro, os hobbies: momentos em que fazemos algo só porque gostamos. Nessas horas, nossa criatividade floresce, nos envolvemos, estamos presentes sem esforço.
Ter saúde nos dias de hoje, em tempos de tanta inconstância, é desafiador. Mas é possível — e precisa ser construído aos poucos, com gentileza e amor.
Alguns pilares que considero essenciais nessa jornada:
- Estar atento à sua rotina, sono, fisiológico.
- Cuidar da sua nutrição.
- Praticar movimento corporal;
- Cultivar bons relacionamentos (família, amigos, comunidade e ancestralidade)
- Cultivar a saúde financeira;
- Buscar auxílio psicológico.
Quais práticas você tem adotado para cuidar de sua saúde? Conheça mais sobre o autor
Deixe um comentário